Eventos Corporativos: conheça os tipos e como organizá-lo!
Uma necessidade comum de todas as empresas e pessoas é o relacionamento com os seus clientes, parceiros, fornecedores e profissionais de sua área de atuação, sejam estes de dentro ou fora da organização.
Porque são muitos os caminhos que nos trazem conhecimento e um dos mais enriquecedores é a troca de experiências entre pessoas e empresas.
Para auxiliar nesta tarefa os eventos corporativos são uma das vias que nos proporcionam esta experiência.
Feiras, Workshops, Convenção, Palestras, Treinamentos Internos e Reuniões são alguns dos tipos de eventos corporativos que nos permitem reunir profissionais onde somos conduzidos por um mundo fascinante, com descobertas de como podemos desempenhar nossas funções e mindset.
Entenda os benefícios dos eventos corporativos.
Os eventos corporativos podem ter foco diferente para cada um dos grupos de interesse da empresa, colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores.
Falando diretamente com cada um destes grupos, são muitos os benefícios proporcionados. Eventos para colaboradores engajam as equipes com os objetivos da empresa, eliminam ruídos da comunicação, levam conhecimento e treinamento sobre produtos, serviços e processos de trabalho.
Aliás, a ideia é elaborar eventos para clientes, além disto realizar o lançamento de novos produtos, oferecer treinamento sobre o uso de nossos produtos ou serviços.
Além de estreitar o relacionamento e ouvir suas necessidades.
Porque quando reunimos com um grupo de parceiros, fornecedores e profissionais que atuam em nosso mercado podemos nos atualizar com as novidades do segmento.
Quais são os principais tipos de eventos corporativos?
Aliás, como mencionamos no tópico anterior, os eventos corporativos podem ser realizados para os diversos grupos com os quais precisamos nos relacionar.
Os eventos podem ser realizados em diversos formatos: híbrido, presencial ou on-line.
Destacamos alguns dos tipos de eventos, características, diferenças e planejamento.
Treinamentos Internos
Neste tópico, vamos falar da importância de manter os colaboradores da empresa alinhados com seus objetivos.
Os treinamentos internos promovem a capacitação e qualificação das pessoas para o correto desempenho de suas funções e atividades na organização.
O planejamento para este tipo de evento inicia-se com a investigação do correto entendimento dos colaboradores sobre quais são suas atribuições e resultados esperados.
Dois outros aspectos devem ser observados, comportamento no ambiente de trabalho e competências.
Congressos
Bem como, a ideia é falar do formato mais comum de evento realizado no ambiente corporativo.
São eventos grandes que reúnem profissionais com competências diferentes e complementares, proporcionando a oportunidade de troca de experiências e ampla discussão sobre um determinado assunto.
Enfim, devido ao seu tamanho um congresso pode abrigar outros tipos de eventos como palestras, workshops, conferência e área de feira e exposição.
Seminários
Similar a um Congresso os Seminários reúnem profissionais que atuam em um determinado seguimento.
Em um seminário um coordenador realiza a apresentação do tema, abrindo espaço para que os participantes discutam e concluam sobre a pauta.
Conferências
Antes de mais nada, as principais características de uma conferência são o seu tamanho geralmente são grandes eventos e contam com a participação de profissionais com alto grau de conhecimento e experiência sobre o tempo proposto.
Em uma conferência profissionais compartilham ideias, problemas e inovação relacionados à pauta, bem como a apresentação de como superar os desafios do dia a dia e exemplos práticos.
Convenção
As Convenções geralmente são restritas aos profissionais que pertencem àquela organização.
No entanto, seus objetivos são definidos a partir de um tema central como, por exemplo, o planejamento estratégico da empresa para um novo ano fiscal, avaliação dos resultados e até mesmo o desenvolvimento de novos negócios.
E como fazer um evento corporativo do início?
Agora, uma vez definido nosso objetivo e grupo, é importante observar suas etapas.
Os pilares para a organização de um evento de sucesso são: planejar, definir e mensurar.
O primeiro passo é listar toda a programação do evento e quais recursos são necessários para sua execução e definir os objetivos que devem ser alcançados.
Com base nestas informações você pode definir, local, tempo de duração, alimentação e demais recursos. Por fim, defina quais serão suas métricas de medição de resultados, pré e pós-evento.
A correta observância destas etapas nos permite criar um alto índice de engajamento, concluir os objetivos, mensurar e extrair os melhores resultados.
Além disso, cria uma base de conhecimento que pode nos ajudar no planejamento de eventos futuros. Conte com ferramentas que auxiliem nesse processo.
Por exemplo, o APPTalk, é uma ferramenta de comunicação que pode lhe auxiliar em todo o processo de planejamento, definição e mensuração de resultados do seu evento.
Então, faça pesquisas com seu público sobre quais assuntos devem ser abordados dentro de uma determinada pauta, solicite sugestões de local e palestrantes, criando grupos de discussão no APP.
E mais, compartilhe conteúdo prévio, vídeos e materiais apresentados no evento e no pós-evento faça a mensuração dos resultados.
Sinalização Digital para Eventos Empresariais
De uma forma geral a sinalização digital quando aplicada em eventos empresariais, recepciona e orienta os participantes sobre a programação do evento.
Além de indicar os locais onde determinados eventos estão acontecendo, podem transmitir ao vivo palestras para pessoas que não estão em auditórios ou locais fechados.
Seja como for, nas feiras e grandes eventos onde existem muitos participantes, painéis em led chamam a atenção do visitante, convidando para uma visita para conhecer seu stand e algumas aplicações específicas como telas touch screen para consulta de produtos e serviços.
Conclusão
Aliás, se você chegou até aqui, concordamos que eventos são agentes de transformação de empresas e pessoas.
Pois, os eventos corporativos têm um alto poder de atração de atenção, estreitam relacionamentos, aumentam os níveis de motivação e engajamento, auxiliam nos processos de venda e posicionam as empresas dentro do seu segmento.