Gestão à Vista: Como implementar corretamente na sua empresa!
Muito se fala em gestão eficiente e clareza na mensagem entre o colaborador e sua liderança. Com a tecnologia e a facilidade em transmitir e receber informações é essencial que todos os colaboradores de uma empresa fiquem na mesma página sobre metas, regras e estratégias.
E é aí que entra a metodologia de gestão à vista, que consiste em quadros digitais ou físicos espalhados pela empresa e com fácil acesso dos funcionários. Esse formato de comunicação valoriza a transparência e rapidez na mensagem, além de apoiar no engajamento das equipes.
Como já falamos por aqui, quanto mais democrático e claro o processo de comunicação de uma empresa, mais comprometida a equipe ficará. Em um mercado tão exigente com seus colaboradores e tão competitivo entre si, é essencial ter foco em gestão e resultados.
Se você quer entender um pouco mais sobre gestão à vista e como aplicá-la na sua empresa, acompanhe o novo artigo que preparamos.
O que é gestão à vista nas empresas?
Sabe aquele acompanhamento de chamadas telefônicas, ranking de vendas por unidade, gráficos e indicadores de equipes? Tudo isso faz parte do processo de gestão à vista nas empresas.
A utilização desse método é muito eficaz para que gestores e equipes acompanhem o andamento de projetos, metas e indicadores de desempenho. As informações podem ficar disponíveis em quadros, painéis digitais ou aplicativos de comunicação.
As empresas, normalmente, focam em layouts clean, com informações diretas e de fácil compreensão. Assim todos conseguem entender a mensagem de maneira rápida e eficiente, trazendo autonomia para o trabalho, motivando as equipes e evitando ruídos.
Vantagens da gestão à vista nas empresas
Como falado no nosso artigo sobre treinamento e desenvolvimento, cada vez mais as empresas estão notando a necessidade de capacitar e manter os colaboradores informados e engajados.
Com um mercado cada vez mais competitivo, os funcionários precisam sentir que fazem parte das decisões e acompanhar todo o movimento institucional. Fazer gestão à vista mostra que uma liderança transparente e clara ajuda no crescimento da equipe.
Abaixo separamos algumas vantagens da gestão à vista:
Fomenta o engajamento e a cultural organizacional
Manter o engajamento e valorizar a cultura organizacional de uma empresa, é umas das metas mais importantes das instituições. Segundo o ranking das Melhores Empresas para Trabalhar, da Great Place To Work, 89% das pessoas se sentem confortáveis no local de trabalho.
Como falamos no artigo de employer branding, isso acontece também porque as organizações estão valorizando e investindo mais em informação, respeito, valorizando a autonomia e a importância do trabalho em equipe.
Exibir nos corredores das empresas e nas telas dos celulares informações estratégicas e números do negócio, mostra que todos são responsáveis por alcançar e comemorar as metas atingidas.
Ter uma gestão à vista, cria um relacionamento entre equipe e gestor mais claro e eficiente, focando na busca de resultados sustentáveis.
Maior efetividade na tomada de decisão
A tomada de decisão no mundo corporativo é algo muito importante e, às vezes, muito rápida também, principalmente em tempos de crise. Com informações claras e à disposição de todos os funcionários, fica mais fácil gerenciar contratempos e resolver conflitos.
Um projeto não pode ficar na mão de uma única pessoa, pois incidentes acontecem e nem sempre será fácil contatar o dono da informação, por isso é indispensável o compartilhamento de metas e plano de ação, a gestão à vista traz essa tranquilidade, clareza e segurança.
Auxilia no processo de melhoria contínua
Já ouviu falar sobre melhoria contínua? Ela é a prática adotada pelas empresas para alcançarem, de forma ininterrupta, resultados eficazes e melhores. A relação da gestão à vista nesse processo consiste no compartilhamento de metas para que todos alcancem os resultados.
Quando compartilhamos informações com as equipes criamos um vínculo de parceria e contribuição, pois todos estão lutando pelo mesmo objetivo e possuem as mesmas “armas” para alcançarem o sucesso do projeto.
Por isso, não tenha dúvida de que a relação empresa e funcionário tende a melhorar quando todos estão na mesma página.
Como implementar o modelo de gestão à vista?
Criar e implementar um processo de gestão à vista pode ser mais fácil do que você pensa. Mesmo com o distanciamento social e a falta de interação física, foram criados e aperfeiçoados diversos modelos de gestão à distância.
Para facilitar seu processo de escolha e explicar um pouco mais sobre isso, separamos alguns modelos de gestão à vista para sua empresa:
TV Corporativa
A TV Corporativa pode ser considerada a queridinha e um dos canais mais indicados para gestão à vista. Além de cumprir o papel de informar números, metas e mensurar resultados, essa solução mescla a programação com notícias internas, externas e assuntos em geral.
Essa ferramenta permite criar animações, transmitir vídeos e fortalecer a comunicação com as equipes de uma maneira objetiva, divertida e personalizada. Utilizar a TV como apoio para a gestão, é uma ótima forma de humanizar o processo e trazer mais agilidade.
Além da opção de automatizar a informação, realizando a troca de conteúdo de forma rápida e prática.
Kanban
Você já ficou se perguntando o que eram aqueles quadros cheios de cartões coloridos e com tarefas espalhados pela empresa? Essa é a metodologia de gestão Kanban, criada no Japão e utilizada em todo mundo.
Kanban significa “cartão” e “sinalização”, esse método tem o objetivo de posicionar a equipe, focando na produtividade e nas entregas das tarefas. Ele é dividido em 3 colunas, ex: “a fazer”, “em andamento” e “finalizado”.
Ter um quadro visível com todas as atribuições ajuda a organização das equipes e diminui o processo burocrático do dia-a-dia. Com a falta de tempo e o excesso de envio de e-mails, ter um local para concentrar as tarefas, traz mais agilidade.
Além do Kanban físico, também existe a versão eletrônica. Em tempos de pandemia e isolamento social a versão online facilita a transmissão da comunicação.
Dashboards
Se existe uma palavra que define Dashboards é: competitividade. Essa ferramenta traz informações sobre as tarefas, metas e indicadores das equipes, sempre focando no incentivo na competição (saudável) dos times internos.
Em formato digital ou analógico, o Dashboard ou Painel de Controle reúne gráficos e dados da empresa e ajuda os colaboradores a acompanharem o desempenho e metas a serem atingidas. O painel é dinâmico e pode ser atualizado constantemente.
Exemplos do que divulgar na gestão à vista
Até aqui você conseguiu entender um pouco mais do que é a ferramenta de Gestão à Vista, suas vantagens e como implementar em uma empresa. Agora queremos te mostrar algumas ideias e exemplos de como divulgar.
KPIs e resultados
Em inglês Key Performance Indicator, significa indicador para desempenho. Os KPIs servem para medir o desempenho dos processos, ajudando as equipes a alcançarem seus objetivos e auxiliando gestores a conquistarem objetivos e tomarem decisões inteligentes.
Divulgar KPIs por meio da gestão à vista, mantém os colaboradores informados sobre decisões importantes para a performance de uma empresa. Uma comunicação clara e uniforme, apoia o clima e a cultura organizacional.
Comunicação institucional
A comunicação institucional direciona suas mensagens para construção da identidade e imagem organizacional, de modo a estabelecer ações que promovam o diálogo e a aproximação com os seus diversos públicos, seja ele interno ou externo.
Números do negócio, crescimento institucional, abertura de unidades, porcentagem de treinamentos aplicados, são alguns dos exemplos do que podem ser divulgados através da gestão a vista.
Como já citado, ter uma mensagem clara é o objetivo da gestão à vista e o papel da comunicação institucional é transmitir para os públicos diversos, e a sociedade em geral, o que a organização é e faz.
Entenda como um app de comunicação interna auxilia o processo
Com o trabalho remoto e a busca das empresas por meios de comunicação à distância com seus colaboradores, aplicativos de comunicação vêm sendo a ferramenta mais procurada pelos gestores.
O uso do App na gestão à vista é uma excelente forma de melhorar o alcance das informações, trazendo mais velocidade na execução de processos internos, além da agilidade de acesso. A facilidade na interação contribui na diminuição do rigor imposto pela hierarquia.
No AppTalk da WiPlay é possível divulgar resultados de forma mais atrativa e ainda mantém os seus colaboradores motivados.
Conclusão
Sabemos da importância em transmitir informação de maneira rápida e eficiente, e com a pandemia essa percepção aumentou. As empresas notaram a necessidade de criarem canais de gestão à vista e melhorar o processo de divulgação de metas e números.
Nosso artigo foi escrito com o objetivo de demonstrar a necessidade de compartilhar e definir metas, esperamos que ele possa ajudar no seu dia-a-dia.
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