Cultura Organizacional: O Que é, Importância, Tipos e Exemplos
A cultura organizacional é fundamental no mundo corporativo, pois são os valores, crenças e identidade de uma empresa. Por isso, mesmo você não conseguindo definir exatamente o que é, com certeza consegue sentir como ela funciona no dia a dia.
E para essa ideia ficar ainda mais clara na sua cabeça, iremos abordar a importância, os tipos e os exemplos de cultura organizacional nas empresas.
Qual o objetivo da cultura organizacional?
O objetivo principal da cultura organizacional é a de dar um norte sobre como uma empresa irá se comportar no mercado. E não entenda mercado somente pela ideia de clientes.
Resumindo, a cultura organizacional funciona como um livro de regras implícitas, e que não foi escrita em lugar algum. É um conceito que define o comportamento dos colaboradores e logo, da empresa.
Ficou mais claro? Tenho certeza que sim! Agora que você entendeu o que ela é, vamos falar um pouco mais sobre como ela é importante.
Qual a importância da cultura organizacional?
A cultura organizacional é importante principalmente para os colaboradores. Afinal, todos trabalham de forma mais feliz e engajada quando percebem que fazem parte de um sistema, de uma sociedade ou de uma cultura em geral.
Isso funciona principalmente quando o colaborador vê a cultura da empresa e se identifica com ela.
Mas também, não adianta nada ter uma ideia de cultura organizacional, gritar aos 4 ventos sobre ela, e não praticar ela no dia a dia.
Nada é mais frustrante para um colaborador do que quando ele é contratado e na integração o responsável pela comunicação passa a cultura, os pilares e as crenças da empresa, mas logo na primeira semana ele perceber que não é bem assim.
Quais os 5 tipos de culturas organizacionais?
No momento de definir qual será a cultura organizacional da sua empresa, existem diversas opções que funcionam para diferentes tipos de negócios.
E para te auxiliar a encontrar a cultura perfeita para o seu segmento, confira a lista abaixo com os 5 principais tipos de culturas organizacionais.
Vale ressaltar que a maioria delas é a do especialista em behaviourismo Charles Handy, que explanou elas detalhadamente no livro “Como compreender as organizações”, lançado em 1976.
1. Cultura do poder
A cultura do poder é aquela que centraliza 100% da liderança em apenas uma pessoa, que normalmente é o dono da organização.
Esse tipo de poder é comumente usado em empresas menores. Esse tipo de cultura pode acabar orientando os colaboradores para a competição, pois o dono da empresa sempre irá priorizar as vendas.
Por causa disso, o ambiente pode não ser muito saudável. Mas como já é popularmente sabido, nesse tipo de cultura, a equipe comercial fica muito eficiente.
2. Cultura de papéis
Na cultura dos papéis, o objetivo é delegar as responsabilidades de cada colaborador, mas por esse motivo, o colaborador não tem muita flexibilidade, pois ele já tem um papel definido.
Esse tipo de cultura é o mais ideal para as empresas que precisam de um pouco mais de burocracia, onde cada colaborador tem uma tarefa específica e que depois que ele termina a parte dele, a tarefa já passa para outro colaborador.
Por isso, esse tipo de cultura costuma criar colaboradores um pouco mais acomodados, pois como ele já tem uma tarefa específica, ele não se preocupa com o seu crescimento profissional na empresa. Outro problema dessa cultura, é que não tem muita interação entre profissionais de áreas diferentes, o que pode não gerar ideias novas para a empresa.
3. Cultura de tarefas
A cultura de tarefas faz parte das empresas que contratam os colaboradores para desempenhar vários tipos de funções na organização.
Esse tipo de cultura é bom para a resolução de diversos problemas que possam ocorrer, pois a empresa não contrata um bom profissional para uma tarefa, e sim para uma área. Nesse caso, as empresas devem admitir colaboradores que não gostam de uma rotina previsível e petrificada, já que o dia a dia pautado pelos acontecimentos.
A cultura de tarefas é perfeita para empresas que querem dar mais liberdade para os seus colaboradores, o que pode deixá-los motivados.
4. Cultura de pessoas
Como o nome já diz, esse tipo de cultura é focado nas pessoas, ou seja, no colaborador da empresa. Na cultura de pessoas, o objetivo da organização é a de priorizar e dar atenção total aos colaboradores, dando liberdade, integrando, oferecendo um crescimento profissional e ouvindo suas ideias.
Dessa forma, a empresa contrata uma pessoa com uma especialidade específica, mas dá a liberdade para ele trabalhar de uma forma confortável, dando ideias para resoluções de problemas, e cuidando de suas tarefas da forma que ele prefere.
As empresas que praticam esse tipo de cultura, costumam reter os seus talentos e ter colaboradores com muito tempo de casa, normalmente entrando com uma função baixa, e atingindo altos cargos de liderança.
Parece perfeito, né? Mas como todos os tipos de culturas, esse também tem alguns pontos que merecem atenção.
Para a cultura de pessoas funcionar perfeitamente, a empresa precisa ficar atenta não apenas nos talentos do colaborador, mas também em como ele se relaciona com parceiros e clientes, como eles tratam a infraestrutura da empresa e se ele está entregando tudo no prazo.
Se a empresa encontrar esse equilíbrio, a cultura de pessoas é perfeita para ela!
5. Cultura integrativa
A cultura integrativa foi explicada pela primeira vez pelos autores Nirmal K. Sethia e Mary Ann Von Glinows, no livro “Gaining control of the corporate culture” de 1985.
Ela funciona como a cultura de pessoas, mas combinada com a cobrança por desempenho, e o principal efeito dela é a retenção de talentos.
Essa cultura é aquela que normalmente os líderes de cada setor falam “você pode fazer o que quiser da forma que quiser, mas tem que me entregar esses resultados”. Por isso, é provavelmente a que os colaboradores se sentem trabalhando melhor.
Vale ressaltar que nesse tipo de cultura, a comunicação é muito importante, pois os colaboradores se sentem ouvidos e mais integrado com a empresa (assim como o nome sugere). Por isso, é importante viabilizar as ferramentas para ouvir o que o colaborador tem a dizer.
Comunicação interna da empresa e sua função
Como já falamos nesse artigo sobre a importância da Comunicação Interna nas empresas, a comunicação interna tem a função principal de informar e manter os colaboradores engajados. Mas não apenas isso.
A comunicação interna também é responsável por explicar a cultura organizacional da empresa para os novos colaboradores e de reforçar a cultura organizacional para todos. E para fazer isso da forma correta, é necessário que o responsável de CI tenha as ferramentas necessárias para cumprir esse papel.
Outro ponto importante sobre isso, é que as ferramentas ideais do responsável de comunicação das empresas tenham um espaço para os colaboradores também se expressarem, pois dessa forma é possível ter um termômetro sobre como está a evolução da cultura organizacional.
Ferramentas que podem ser utilizadas para desenvolver a cultura organizacional
Como falamos no tópico anterior, o responsável pela comunicação interna deve ter as ferramentas perfeitas para poder desenvolver a cultura organizacional da forma correta.
Confira algumas abaixo.
AppTalk
O AppTalk é o melhor aplicativo focado em Comunicação Interna do mercado. Ele foi desenvolvido usando a experiência da WiPlay com comunicação institucional, e tem o layout parecido com uma rede social, que fica intuitivo para todos que usam.
Você pode conferir tudo sobre o AppTalk no artigo que escrevemos sobre ele.
TV Corporativa
Além de ser uma solução potente para reforçar a cultura organizacional de uma empresa, a TV Corporativa é a ferramenta ideal para o dia a dia da comunicação interna.
Tudo o que falamos sobre o AppTalk, também pode ser aplicado na TV, mas claro, com um formato diferente. A TV Corporativa possibilita o compartilhamento de informações referentes à cultura organizacional, criar exercícios diários a divulgação dos vídeos institucionais.
Utilizando a TV Corporativa em conjunto do AppTalk, todos os colaboradores ficarão por dentro das normas da empresa e ficarão integrados com a cultura organizacional.
Ações de endomarketing
As ações de endomarketing são perfeitas para transmitir e exercitar a cultura organizacional! Afinal, ela engaja o colaborador e faz com que ele se identifique ainda mais com a empresa.
Caso um colaborador seja um novo, é uma ótima oportunidade para ele conhecer o ambiente da empresa e com o que ela preza.
Dinâmicas de aproximação da equipe
Dependendo do estilo de cultura organizacional que você escolher para a sua empresa, é necessário que tenha uma aproximação da equipe, ou de setores.
Além disso, as dinâmicas são uma forma divertida de estreitar o relacionamento de uma equipe, fazendo-os praticar um exercício simples para incentivar o conhecimento de trabalho de equipe, além de melhorar a convivência entre as pessoas.
A universidade de administração Franklin Covey, fez uma lista sobre as melhores dinâmicas de equipe.
Home office e atividades em grupo
Durante esse período de pandemia que estamos vivendo, a maioria dos colaboradores está em home office, o que pode fazer com que eles não pratiquem a cultura organizacional da empresa, exatamente por não estarem na empresa.
Mas como dissemos no começo, a cultura organizacional é mais que apenas a missão e os valores, mas também, como é o comportamento dos colaboradores nas práticas diárias e relacionamento com o cliente.
Uma boa ferramenta para resolver esse problema, como dissemos anteriormente, é o aplicativo AppTalk.
Qual a diferença entre clima e cultura organizacional?
Agora que superamos os últimos tópicos, vamos falar um pouco sobre outro ponto super importante. Qual a diferença entre clima e cultura organizacional?
É preciso separar esses dois temas, pois um influencia diretamente no outro.
Resumindo, a cultura organizacional é algo que os responsáveis pela empresa criam e que é acatada pelos colaboradores. Pois, são os heads que pensam “qual o caminho que queremos seguir? Como a nossa empresa irá se comportar no mercado? Vamos priorizar os nossos clientes ou colaboradores?”.
Enquanto que o clima organizacional, é literalmente como os colaboradores estão se sentindo na empresa. É como os colaboradores conversam entre si, como eles lidam com as tarefas e o mais importante: como eles se sentem em relação à empresa?
Exemplos de cultura organizacional
Caso tudo o que conversamos ainda não tenha ficado muito claro para você, vou te dar alguns exemplos de cultura organizacional.
Coca-Cola
A Coca-Cola tem em sua cultura organizacional valores como inovação e orientação global. Mas o foco deles, enquanto organização é a diversidade e a inclusão, e tem 4 pilares principais: criar, articular, regular e avaliar. Vale ressaltar que eles levam esses pilares para todos os âmbitos e ambientes da empresa, desde o colaborador até os processos.
E quando eles falam de diversidade e inclusão, eles tentam ir além do discurso! Afinal, a cultura organizacional é para praticar no dia a dia.
O Google foi uma das primeiras empresas a inovar na sua cultura, pois desde a sua fundação eles tinham a proposta de ser mais flexível e dá mais liberdade para os seus colaboradores, inclusive, oferecendo opções de lazer na própria empresa.
Na cultura do Google, eles não reforçam a ganância nem a competitividade. Ao invés disso, eles procuram incentivar a colaboração entre os funcionários, dando uma tarefa para as empresas, e fazer com que eles achem uma solução.
Vale lembrar também que o Google foi uma das primeiras empresas a criar um cargo apenas para cuidar da cultura da empresa, o Chief Culture Officer (CCO).
Como medir engajamento e alinhamento da cultura com a equipe?
Função da liderança das equipes
Após os resultados de uma pesquisa de clima, você deve identificar quais são os pontos que precisam melhorar. E a linha de frente para resolver esses problemas, são os líderes!
Falando no geral, o colaborador é o responsável por extrair o melhor de cada colaborador, e de conseguir os melhores resultados de cada área para a empresa. E para fazer tudo isso da melhor forma, é necessário que eles sejam os primeiros representantes da cultura organizacional.
E caso tenha alguma mudança, eles também que serão os responsáveis por passar e fiscalizar isso para os colaboradores!
Ajustes e adaptabilidade – empresa e colaborador
Para uma cultura organizacional ter sucesso, é necessário que a empresa e o colaborador se adaptem constantemente. Afinal, o ótimo relacionamento profissional é feito quando os dois lados cedem e se esforçam para oferecer o melhor de si, em prol do conjunto.
Por exemplo, digamos que um colaborador acabou de ser contratado por uma empresa, e rapidamente ele percebe que a cultura desse novo ambiente é muito diferente da que ele estava acostumado. Nesse caso, ele terá que se esforçar para se adaptar a esse novo ambiente para se integrar.
Mas o contrário também pode acontecer!
Digamos que uma empresa decide mudar bruscamente a sua cultura organizacional, e quer que nenhum colaborador saia mais da sua mesa. Eles têm uma lista de tarefas e só podem levantar da mesa depois que essa lista estiver zerada.
Já consegue imaginar, né? Claro que os colaboradores ficarão revoltados, não irão trabalhar bem e só trará prejuízos para a empresa.
Por isso, é sempre necessário que a empresa também ceda um pouco para deixar os colaboradores confortáveis no ambiente de trabalho, exatamente para extrair o melhor deles.
Exemplos de resultados positivos
Uma cultura organizacional pode trazer diversos benefícios para uma empresa. E para você entender, darei alguns exemplos de resultados positivos que você poderá perceber na sua empresa.
Entre esses resultados estão:
- Fluxo de trabalho mais organizado
- Melhora no clima organizacional
- Pessoas mais felizes
- Engajamento dos colaboradores
- Sensação de pertencimento
- Reforça o branding
- E muito mais!
Esses são apenas alguns dos benefícios que citamos nesse artigo, mas a cultura organizacional traz benefícios para todos!
Conclusão
Como pudemos ver, há diferentes tipos de culturas organizacionais, formas de implantar e resultados diferentes. Mas há uma coisa em comum em todas elas: é necessário um esforço coletivo!
Além disso, não existe uma “cultura organizacional correta”. Existem culturas organizacionais diferentes, e cada uma é ideal para algum tipo de segmento e para um estilo de trabalho da pessoa.
Mas todas elas têm uma coisa em comum. É necessário utilizar as melhores ferramentas do mercado para reforçar e exercitar a cultura organizacional para os colaboradores. E você pode saber mais sobre todas essas ferramentas, conferindo os outros artigos do nosso blog.