Ponto de venda: aprenda como montar e ter sucesso no varejo!
Certamente em suas conversas e pensamentos a ideia de montar um negócio já deve ter lhe ocorrido. Más como começar? Qual o tipo de negócio vou montar? Quando pensamos em montar um negócio são muitos os aspectos que precisam ser analisados.
Muito mais do que iniciar um empreendimento pelo qual você é apaixonado ou conheça muito bem não é garantia de sucesso.
Muitos pontos precisam ser considerados: público, concorrentes, estratégias para atração de clientes, características físicas do local e até mesmo se o lado da rua é favorável de acordo com o fluxo de carros e pedestres.
Neste texto vamos abordar como escolher o ponto de venda corretamente e te ajudar a encontrar as respostas necessárias para fazer de seu negócio um grande sucesso!
O que é um ponto de venda?
É importante entender exatamente o conceito do que é um ponto de venda. Em todas as literaturas disponíveis a definição de Ponto de venda ou PDV (do inglês “point of sale”, POS) é um local onde um produto é exposto de forma permanente, independentemente de sazonalidade ou promoção em que sejam oferecidas, por tempo limitado, vantagens adicionais aos consumidores.
O PDV é o local onde o cliente manifesta o seu comportamento de compra.
Como montar um ponto de vendas?
Em todos os nossos textos mencionamos a importância da preocupação com a experiência de compra.
O layout de sua loja, forma como os produtos são expostos são itens que traduzem sua preocupação e cuidado com seu cliente.
Ofereça aos seus clientes processos simplificados de troca de produtos, quando possível o delivery é uma excelente opção, utilize a tecnologia a seu favor, disponibilize aos consumidores a possibilidade de comprar online e retirar na loja física, ou comprar na loja e receber em casa.
Informe seus clientes sobre estas e outras facilidades. A informação para seus clientes merece uma atenção especial.
Através de telas digitais espalhadas em seu PDV você pode prover aos seus clientes informações sobre seus produtos e serviços.
A informação entregue de forma clara transmite segurança para seus clientes, demonstra o seu conhecimento sobre o que está sendo ofertado e possibilita ao cliente tomar decisões de compra de forma assertiva e segura.
As telas digitais também podem funcionar como suporte a sua equipe de vendas, com informações técnicas, uso e aplicação dos seus produtos.
Quando integradas as suas redes sociais, site, e-commerce, criam uma comunicação uniforme, evitando o tão comum desencontro de informações.
Escolha da localização ideal
Quando iniciamos a busca pelo local físico onde nosso PDV será instalado não podemos nos esquecer dos 4PS.
O equilíbrio entre Ponto (Ponto é a localização), Preço, Produtos e Promoções é essencial para o sucesso do seu negócio. Considerando esta regra o Ponto é o mais importante deles, uma vez que este não permite ajustes ao longo do tempo.
Podemos ajustar nossos Preços, Produtos e Promoções, mas o Ponto demanda investimento e a mudança do hábito de seu cliente em se dirigir até outro local.
Para definir o melhor ponto de venda do seu negócio, uma estratégia é se colocar no lugar do cliente.
Aqui são consideradas facilidade de estacionamento e acesso, posição da rua, observe a incidência de sol, visibilidade de sua loja, se o PDV escolhido está no nível da rua, o tamanho físico do local atende suas necessidades?
Como será o trânsito do cliente dentro da sua loja? Outros aspectos que precisam ser considerados e avaliados, condições do imóvel, energia elétrica, internet, telefone. Faça uma pesquisa na vizinhança, avalie os concorrentes, informe-se sobre o valor médio do aluguel ou o valor de compra do imóvel.
Uma vez que o local esteja escolhido, verifique junto aos órgãos competentes, prefeitura, bombeiros se naquele local é permitido que seja instalado uma loja como a sua.
Negocie com o proprietário o valor de locação e período contratual. Más e se minha loja for instalada em um Shopping Center?
De preferência as localizações próximas às escadas rolantes, praças de alimentação e lojas âncoras.
Planeje as ações e estratégias de marketing
Tradicionalmente o marketing trata os aspectos do produto e marca. Para o nosso objetivo precisamos pensar no marketing para varejo, aqui o nosso foco é o cliente. Nossas ações e estratégias precisam estar direcionadas para o nosso público este é o primeiro passo.
O melhor caminho para a conquista de novos clientes e fidelização é o conhecimento sobre este público.
Idade, Hábitos de Consumo, Classe social, fique atento a Diversidade, de acordo com a pesquisa “O mercado da maioria: periferia e diversidade como estratégia de negócio.”, realizada pelo Instituto Locomotiva para a Central Única das Favelas (CUFA), grupos minoritariamente representados (mulheres, negros, LGBTQIA+, classes C e D) somam 76% do consumo no Brasil.
Dado esse potencial de consumo é necessário compreender e atender as demandas que esses grupos trazem para o setor varejista.
O segundo passo de nosso plano de marketing é definir qual é nosso objetivo. Aumentar as vendas? Criar engajamento com a marca? Nosso planejamento quando colocado em prática precisa entregar este resultado.
Vamos supor que seu objetivo seja aumentar as vendas, crie ações promocionais, reforce as qualidades dos seus produtos e serviços, facilidades como vale presente é uma boa opção.
O digtal signage, com uso de telas digitais, pode ajudar nesta tarefa, pois serve para comunicar suas ações para seus clientes e precisam ser consideradas em seu planejamento.
Engaje os seus colaboradores com seus objetivos, estipule metas, planeje ações de recompensa, ofereça capacitação para suas equipes, defina os KPIs de monitoramento dos resultados.
Terceiro passo, inclua em seu planejamento ações de marketing digital e relacionamento com seus clientes.
Divulgue suas ofertas, promoções e campanhas em suas redes sociais, crie um mailing de clientes.
No dia do aniversário do seu cliente, entre em contato com o cliente, dê os parabéns, ofereça um voucher de desconto.
Invista no mix de produtos, faça pesquisa com seus clientes questionando sobre produtos e serviços que eles gostariam de encontrar sua loja. Estes são alguns importantes passos para o sucesso do seu negócio.
Estude seu público e defina o estilo
Com base nas informações que você coletou sobre o perfil dos seus clientes e o modelo do seu negócio é hora de pensar na ambientação de sua loja.
Em nosso texto sobre visual merchandising exploramos este assunto com dicas de como criar o ambiente perfeito para o seu negócio.
Explore os 5 sentidos dos seus clientes, iluminação, mobiliário, música, aromaterapia. Crie um ambiente envolvente e acolhedor, aposte nas cores e mobiliário que expressam o seu negócio.
Um cuidado especial pode ser dado na apresentação de seus vendedores e atendentes.
Vamos tomar como exemplo uma padaria, você não gostaria de ser atendido por uma pessoa que estivesse vestindo um belo avental? Pense nisso.
Toda essa atenção na construção do ambiente que vai definir o estilo de sua loja contribui de forma positiva para que seu cliente sinta se a vontade em sua loja, tenha vontade de retornar e permanece durante um tempo maior em seu PDV.
Em resumo precisamos criar um ambiente onde o cliente se identifique tornando a experiência de compra um momento prazeroso.
Layout e disposição dos produtos
O layout e a disposição dos produtos dentro da sua loja definem a jornada de compra. Quando pensamos no layout é preciso considerar como os clientes vão se movimentar dentro da sua loja. Seus clientes precisam transitar com carrinhos de compras?
Crie corredores largos, sinalize as seções, existem diversas soluções de tecnologia que podem lhe ajudar com esta tarefa.
Os produtos precisam estar dispostos dentro de sua loja em uma ordem lógica, agrupe produtos complementares ou substitutos. Crie áreas de experiência e interatividade.
Produtos que dependem de montagem podem estar dispostos em locais com destaque, uma tela digital com ou sem interatividade junto ao produto pode fornecer ao seu cliente instruções de montagem.
Telas digitais junto a móveis e objetos de decoração podem trazer imagens inspiradores para seus clientes.
Soluções de tecnologia essenciais no pdv
Pensando na facilidade de compra do seu cliente invista em um bom sistema de venda para agilizar o processo de passagem no caixa, emissão de notas fiscais e troca. Com a redução dos custos em equipamentos muitos varejistas investem em terminais de self checkout.
Espalhe em seu ponto de venda terminais de consulta de preços e sinalize onde eles estão.
Complementam a experiência de compra do seu cliente solução de wi-fi gratuito para que seus clientes possam navegar na internet durante sua estada na loja.
Aqui na Wiplay nós temos uma solução que possibilita que você oferte a facilidade de wi-fi, entregue promoções no smartphone dos seus clientes, mensure o tráfego e outras facilidades que irão lhe ajudar em conhecer o seu cliente, fazer pesquisas e aumentar o tráfego de pessoas para a sua loja.
Conheça o Wispot e impulsione a comunicação com seus clientes por meio do Wi-Fi!
Displays Digitais
Os displays digitais orientam e informam seus clientes. Podemos citar diversas aplicações, mencionamos acima a possibilidade do cliente adquirir produtos em sua loja e receber em casa, instale totens de terminal de auto atendimento onde o cliente pode fazer compras dentro de sua loja e receber em sua casa.
As telas digitais podem impulsionar a venda de produtos em promoção, exibir campanhas de novos produtos incluídos em seu mix, ofertar serviços complementares como serviço de instalação e montagem de móveis e eletrodomésticos.
Outro exemplo interessante é o faça você mesmo, atualmente as pessoas têm cada vez mais se dedicado a descobrir novos hobbies como, por exemplo, mudar a decoração de um ambiente com a aplicação de papel de parede ou uma nova pintura, vídeos explicativos de como executar esta tarefa podem ser exibidos através de suas telas digitais.
Faça parcerias com a indústria e produza conteúdo com dicas de especialistas sobre como cuidar do seu pet, receitas e muito mais. Crie experiências interativas, a sinalização digital oferece a possibilidade de combinar outras soluções tecnológicas como sensores em produtos e quando o consumidor pega esta produto na mão o sistema exibe informações sobre aquele produto.
Vídeo Wall
O vídeo wall ocupa lugar de destaque em seu ponto de venda. Um vídeo wall pode ser montado de diversas formas, detalhamos estes formatos em nosso texto sobre vídeo wall (são eles, protraid ou retrato, landscape, mosaico, matriz quadrada).
Devido ao seu tamanho e qualidade das imagens o vídeo wall é uma ferramenta de grande impacto dentro do PDV. Como aplicar?
O vídeo wall pode estar atrás do balcão de atendimento de sua loja, junto a porta de entrada e atrair os consumidores que passam na frente de sua loja para entrar e conhecer os seus produtos e serviços.
Não podemos nos esquecer do conteúdo, use sua imaginação, busque assessoria especializada e produza conteúdo que realmente atraia a atenção do seu consumidor.
Vitrine Digital
Mencionamos a importância do local onde será instalado o seu ponto de venda, agora precisamos pensar em como fazer a nossa vitrine trabalhar a nosso favor atraindo a atenção dos consumidores.
Uma vitrine bem montada é o cartão de visitas de sua loja. Faça o correto planejamento dos produtos que serão expostos, pense no layout da vitrine.
Uma vitrine bagunçada, produtos sem preço, cartazes mal elaboradores ou de campanhas passadas transmitem uma mensagem de desleixo. A vitrine digital tem altíssimo poder de atratividade e assim como as demais soluções de tecnologia de digital signage permite a troca de conteúdo de forma remota, integração com outros sistemas digitais, como o seu site, redes sociais e e-commerce.
Combine vídeos e materiais explicativos sobre os produtos que estão expostos através de sua vitrine digital. Informe aos seus clientes o horário de atendimento, divulgue promoções, diante da facilidade de publicação do conteúdo a vitrine digital lhe oferece um número infinito de possibilidades.
Conclusão
A cada dia o ponto de venda físico concorre mais com o e-commerce. Quando planejamos nosso ponto de venda de forma correta orientando nossas ações para a experiência de compra facilmente podemos conquistar e fidelizar nossos clientes.
Nada substitui o prazer de entrar em uma loja e se deparar com um ambiente que foi pensado para nós.
Tocar um produto, sentir o aroma de uma fragrância, receber informações corretas, a música ambiente, interatividade com pontos de tecnologia, telas touch screen, ações promocionais de degustação e amostras, comparar produtos fisicamente proporcionam momentos de prazer e satisfação.